Atividades 2011

RESUMÃO 8º ANO


Existe “milagre” para uma vida saudável?

Os níveis de estudo do organismo humano:
Ao olharmos o aspecto externo do corpo humano já é possível perceber que é formado por várias partes. E o conjunto dessas partes forma o ser humano. A níveis de organização podemos dividir em 3 partes: as células, os tecidos, os órgãos e sistemas.

Célula: A unidade que compõe a diversidade

         1665, Robert Hooke – análise de um pedaço de cortiça em microscópio. A cortiça apresenta buracos vazios, chamados por Hooke de células.
         A cortiça é a parte morta de um vegetal, na verdade o que ele viu foram espaços vazios que anteriormente eram células.
         Anos Depois em 1804 3 1839, dois cientistas alemães Mattias e Theodor com base em muitas evidências obtidas em estudos com o microscópio, propuseram que todos os animais e vegetais são formados por células. Tornando-se assim a Teoria Celular.

         Todas as células são estruturas vivas que tem uma organização interna, na qual cada parte é responsável por uma certa atividade. A Unicelulares (Bactérias e Protozoários) e Pluricelulares.

*      Membrana plasmática (Envoltório que reveste a célula, que mantém unida às células vizinhas e que controla a entrada e saída de substâncias)
*      Núcleo (Estrutura onde fica o material genético dividido em: Membrana Nuclear ou carioteca, Suco nuclear, Nucléolos e cromossomos)
*      Citoplasma (É o conteúdo entre a membrana Plasmática e o núcleo, formado por água, substâncias de várias estruturas Organelas Citoplasmáticas, que desempenham diferentes funções na vida da célula).
*      Ribossomos (Produção de proteínas necessárias, entre outros fatores para o crescimento e o reparo da célula.)
*      Retículo endoplasmático (Atua em transportes de substâncias dentro da célula)
*      Lisossomos (Eliminação de substâncias toxicas dentro da célula e partes da mesma célula que estejam desorganizadas).
*      Mitocôndria (Organela envolvida no processo de respiração celular, que possibilita obter a energia de que a célula precisa para viver e continuar em atividade)
*      Complexo de Golgi (ou complexo gougience) Armazena Proteínas até o momento de serem usadas. (Armazém).

A diversidade das células.

Células Musculares: Alongadas e podem se contrair com facilidade
Células sanguíneas: São arredondadas, o que facilita o movimento dentro das veias e artérias.
Células Nervosas: São Longas e com ramificações nas extremidades o que fornece capacitação e a transmissão dos impulsos nervosos.

Tecidos:

É o conjunto formado por células semelhantes. Cada tipo é capaz de executar uma função específica:
Epitelial: Revestimento de superfícies
Conjuntivo: Preenche o espaço entre os tecidos e os mantem unidos (preenchidos por matérias intracelulares)
Muscular: Formados por células capazes de se contrair (Voluntariamente ou involuntariamente)
Nervoso: Formado por neurônios é encontrado no cérebro, na medula espinhal e nos nervos (comunicação entre o cérebro e os órgãos que comanda)

Órgãos:
É um conjunto formado por dois ou mais tecidos e que desempenha alguma função no organismo.

Sistemas: Células, tecidos, órgãos e sistemas são estruturas vivas e nenhum deles tem existência isolada. O desempenho integrado de todos os sistemas garantem o bom funcionamento do organismo humano.

 A Integração: Quando jogamos futebol e vamos chutar ao gol. Seus olhos enviam ao cérebro informações sobre a posição do gol e do goleiro. Essas informações sobre aposição do gol e do goleiro. Essas informações são transmitidas por meio de impulsos nervorsos, que se propagam pelos nervos até chegar ao cérebro, onde são interpretadas. Em resposta, o cérebro envia, também por meio de impulsos nervosos, informações para determinados músculos se mexem e chuta a bola do modo desejado.